FAQs - Covid-19

Dado o contexto actual de pandemia, a nossa nutricionista Marta Magriço preparou um conjunto de Q&A acerca deste tema:

Q. Existe transmissão de Covid-19 para e pelos alimentos?

A. Devido ao aumento exponencial de casos e à crescente preocupação com as consequências que podem advir destes, tem aumentado também a incerteza relativamente à propagação deste vírus.

O novo coronavírus transmite-se, de forma geral, através de gotículas de pessoas infetadas que são depois inaladas por pessoas que não estão infetadas (transmissão direta). No entanto, também pode ser transmitido através do contacto com superfícies que estejam contaminadas (transmissão indireta).

Ainda assim, e acordo com a European Food Safety Agency (EFSA), não existe até ao momento evidência científica que corrobore a transmissão do Covid-19 através da ingestão de alimentos cozinhados ou crus.

Q. Que cuidados se devem ter na preparação, confeção e consumo de alimentos?

A. Neste aspeto, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) preconiza que devem ser reforçadas as medidas de higiene e segurança alimentar que já eram adotadas antes desta pandemia. Nomeadamente:

  • Correta lavagem e secagem das mãos, evitando a contaminação cruzada (fechar a torneira com uma toalha de papel em vez de fechar com a mão que antes estava suja);

  • Desinfeção das mãos e superfícies de trabalho com produtos adequados;

  • Evitar a contaminação de comida confecionada e crua;

  • Higienizar corretamente os alimentos crus. Confecionar e embalar a comida a temperaturas apropriadas;

  • Evitar partilhar comida e objetos entre pessoas durante a preparação, confeção e consumo de refeições.

Q. É seguro receber em minha casa pedidos de takeaway?

A. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se tiverem sido respeitadas todas as orientações dadas acima, é pouco provável que haja contaminação de embalagens que tenham sido movimentadas, transportadas e expostas a diferentes temperaturas.

No entanto, no momento de receção das encomendas devem ser adotadas as medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde (DGS): distanciamento social e lavagem e higienização das mãos. 

Referências:

http://www.efsa.europa.eu/en/news/coronavirus-no-evidence-food-source-or-transmission-route

https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses

https://www.asae.gov.pt/espaco-publico/destaques/pode-o-novo-tipo-de-coronavirus-ser-transmissivel-atraves-da-comida.aspx

Q. O que querem dizer com “comida saudável”?

A. Para nós, saudável quer dizer que todos os nossos produtos são confeccionados de forma caseira, com ingredientes naturais e que nos fazem bem, sem químicos e minimamente processados.

Q. Os produtos identificados como “sem glúten” são aptos para celíacos?

A. Alguns dos nossos produtos não têm glúten, no entanto existe risco por contaminação devido à manipulação de glúten nas mesmas instalações.

Q. Quantas unidades vêm nos vossos packs familiares?

A. Os nossos produtos são feitos à mão. Por esse motivo, não conseguimos garantir que todas as almôndegas, pastéis, croquetes, etc. tenham exatamente o mesmo tamanho, e por isso vendemos ao peso e não à unidade. Para cada produto podem encontrar o peso ou o número de unidades aproximadas por pack. Assim asseguramos que, quer as unidades sejam ligeiramente maiores ou mais pequenas, o cliente leva sempre a quantidade certa em termos de peso.

Q. Porque é que vendem os vossos produtos congelados?

A. A congelação é uma técnica de conservação de alimentos a longo prazo que inibe a formação de micro-organismos. Muitas vezes as pessoas compram produtos frescos e ao chegar a casa congelam-nos – no entanto esses produtos podem já estar há alguns dias na loja. Ao congelarmos os nossos produtos imediatamente garantimos a sua frescura e preservamos as suas características nutricionais e de sabor.

 

Q. Qual é o prazo de validade dos vossos produtos?

A. Os nossos produtos são conservados utilizando a congelação rápida. Normalmente recomendamos que sejam consumidos até 6 meses após a data de produção. Este prazo vem indicado na embalagem.

Q. Como devo guardar os produtos?

A. Assim que receber os seus produtos Mum’s Cooking, deve guardá-los imediatamente no congelador. Diferentes congeladores têm diferentes temperaturas, e por isso a conservação do produto poderá depender do equipamento que tem em casa. Para mais informações por favor consulte o manual do seu congelador ou o fabricante.

Q. Preciso de descongelar os produtos antes de os cozinhar?

A. De forma a facilitar o seu dia a dia, todos os produtos Mum’s Cooking foram pensados para não requererem descongelação prévia. Assim, quando decidir o que quer fazer para o jantar, basta retirar o produto selecionado do congelador, colocá-lo num recipiente adequado e levar ao forno ou ao lume (consoante o produto) durante cerca de 15 minutos. O tempo de preparação pode variar em função do equipamento que está a utilizar, por isso aconselhamos a que vá vendo como está o produto, mexendo (ao lume) ou picando (no forno) para assegurar que descongela completamente e que está bem quente antes de o consumir.

Q. Como funcionam as entregas dos vossos produtos?

A. Temos duas opções: entrega ao domicílio ou recolha (retirada) no nosso pickup point em Lisboa (freguesia da Ajuda). Pode escolher a opção que prefere ao efetuar a sua encomenda online.

A recolha (retirada) no nosso pickup point é gratuita.

A entrega custa entre 4€ e 6€ dependendo da zona (a selecionar durante o processo de encomenda online).

Para encomendas superiores a 100€ oferecemos a entrega.

Fazemos entregas em Lisboa, Oeiras, Amadora, Odivelas, Cascais, Loures, Sintra e Margem Sul. No processo de check-out da nossa loja online pode verificar a área de cobertura. Se a sua morada não estiver na nossa área de cobertura envie-nos uma mensagem! Esperamos em breve chegar a mais localidades.

No processo de check-out, pedimos-lhe que selecione "o mais rápido possível" (e não um dia/ hora específicos). Posteriormente entraremos em contacto de forma a agendar a entrega ou recolha (retirada) para a primeira data disponível.

As nossas entregas são efectuadas pelo nosso parceiro de entregas Do Campo a Casa.

Q. É possível fazer alterações a alguns ingredientes dos vossos produtos?

Não aceitamos pedidos especiais para alteração de ingredientes. Podemos enviar aos clientes que o solicitem a lista completa de ingredientes dos nossos produtos.

Q. Os vossos produtos são de origem biológica?

Os ingredientes que utilizamos são de origem biológica, nomeadamente os legumes, farinhas, especiarias, ervas aromáticas, azeite, entre outros.

Alguns ingredientes que utilizamos não são de origem biológica, nomeadamente o atum, que sendo selvagem não pode ser certificado como biológico.

Q. Como funcionam os vossos gift vouchers?

Os vouchers da Mum’s Cooking permitem oferecer refeições saudáveis congeladas.

Pode optar por oferecer um voucher de valor (e.g. 50€ para a pessoa que recebe utilizar em produtos Mum's Cooking) ou pode personalizar o voucher e escolher os produtos que a pessoa vai receber, de forma a que a pessoa só tenha que agendar a entrega.

Para utilizar o voucher, o cliente pode fazer a sua encomenda na nossa loja online, ou contactar-nos por email ou telefone, referindo que tem um voucher e qual o número do mesmo.

Os vouchers têm a validade de um ano e não são reembolsáveis.

Para todas as encomendas, incluindo encomendas com vouchers, aplicam-se os nossos termos e condições.

Para mais informações ou se quiser comprar um gift voucher, contacte-nos.

Q. O que querem dizer os símbolos em cada um dos vossos produtos?

A. Os símbolos em cada um dos produtos têm o seguinte significado:

              Sem glúten

              Vegetariano (sem carne ou peixe)

              Vegan (sem ovos, leite ou outros produtos de origem animal)

              Produzido com ingredientes provenientes de agricultura biológica

              Picante

Na loja online, ao passar com o cursor por cima de cada símbolo, vêem o seu significado.

Se não encontrou a resposta à sua pergunta, contacte-nos! Estamos aqui para ajudar!

FAQs

© 2019 by Mum's Cooking. Proudly created with Wix.com

  • logoFB-azul
  • logoinstagram